Home Gastronomia Gastronomia Italiana: A culinária diversificada na Itália

Gastronomia Italiana: A culinária diversificada na Itália

111
0

A comida italiana alcançou uma popularidade impressionante em todo o mundo, especialmente pelas técnicas sofisticadas, originalidade e uma maneira simplificada de produção que resultaram em pratos especiais que sobreviveram ao tempo e evoluíram. A culinária italiana possui uma relação íntima com o cotidiano da população italiana, pois estes gostam de apreciar o momento da refeição.

A diversidade na gastronomia italiana é evidente. No sul da Itália, por exemplo, os pratos possuem temperos fortes, com queijos, legumes, alcachofras, carnes de caça, polenta, entre outros ingredientes. Já mais próximo da costa, temperos suaves com ervas aromáticas, além de peixes e mariscos, são fonte de inspiração para as receitas.

A presença das massas frescas com recheios, variações e tomates fazem parte dos sabores tradicionais na área central do país. A Toscana é uma das regiões mais famosas por causa de sua variedade na culinária.

No norte da Itália, onde pode ser encontrada um comida mais requintada, a culinária é formada por molhos, salames, linguiças, presunto, queijo Parmigiano Reggiano, o parmesão, além de vinho e a trufa branca de Piemonte.

Entre os principais pratos típicos estão o risoto de Milão, a pizza de Nápoles, a bruschetta, as alcachofras romanas, o tortellini de Bolonha, o carpaccio, a polenta, o calzone e a ciabatta.

Já as bebidas tradicionais são o café, como o expresso e o capuccino, e o vinho.

Receba Novidades!

Inscreva-se para receber novidades diretamente por e-mail.
Invalid email address
Prometemos não enviar spam.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.